segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

SOJA NA ALIMENTAÇÃO


A soja é uma pequena maravilha do reino vegetal, proporcionando inúmeros derivados alimentícios ricos em nutrientes saudáveis e cujo feijão também é conhecido como "grão milagroso".
Domesticada pelos chineses há mais de cinco mil anos, a soja é um dos alimentos mais completos e versáteis que o homem conhece. Considerada um alimento funcional, fornece nutrientes ao organismo e traz benefícios para a saúde.
No Brasil, apesar de o país ser um dos maiores produtores mundiais de grãos de soja, o consumo da soja praticamente se restringe ao óleo. Vários estudos têm demonstrado que o consumo de produtos derivados da soja está freqüentemente associado com a redução do risco de inúmeras doenças, tais como câncer de esôfago, pulmão, próstata, mama e cólon retal, doenças cardiovasculares, osteoporose, diabetes, mal de Alzheimer e sintomas da menopausa (BARNES, S; KIM, H. & XU, J., 1999; STEINBERG, P., 1996). As dietas ricas em fibras e com baixos teores de gorduras saturadas, aliadas a exercícios físicos e a um estilo de vida saudável, podem auxiliar no controle da obesidade e proteger contra doenças cardiovasculares, câncer, osteoporose e diabetes.
A soja e seus derivados têm importante participação nesse quadro, pois são ricos em proteínas de alta qualidade, minerais (ferro, cálcio, fósforo, potássio...) e vitaminas do complexo B. São inúmeras as pesquisas realizadas pela área médica no Japão, na China, nos Estados Unidos e na Europa que comprovam cientificamente os benefícios da soja na prevenção de doenças crônicas.
Os altos níveis de colesterol sanguíneo e do LDL - colesterol estão associados às doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio e arteriosclerose.
Pesquisas da American Heart Association - AHA (Associação Americana do Coração) têm demonstrado que a ingestão de proteínas de soja reduzem as taxas de LDL - colesterol.
Os grãos de soja contêm um composto singular denominado genisteína, também chamado de fitoestrógino ou hormônio vegetal, que possui uma ação estrogênica moderada, a qual atua na prevenção de cânceres relacionados com o estrogênio.
Há evidências de que o consumo de soja tem um efeito positivo no controle de outras doenças como hipertensão, litíase (cálculos biliares) e doenças renais.
Entretanto, um único alimento não impedirá a manifestação de doenças, pois não é só de pão ou de soja que vive o homem. Porém a adição desse "grão sagrado" à dieta, em conjunto com um estilo saudável de vida, promoverá um aumento nas chances de prevenir doenças.
Com principal objetivo de disseminar a importância da soja na alimentação contribuindo diretamente para prevenção de doenças crônicas como o câncer, diabetes e doenças cardiovasculares, realizamos nos dias 21 e 28 de novembro nas U.Es Frederico Marcicano e Germano Negrini a primeira capacitação de soja na alimentação atendendo 65 educadores universitários das 20 U.Es participantes do P.E.F.
Demos inicio com apresentações de slides ilustrando os benefícios da soja na busca de uma melhor qualidade de vida, onde o monitor APE pode sanar as dúvidas apresentadas referente ao tema, logo após todos foram conduzidos a cozinha para realização das receitas de sucos e pães a base da soja, realizadas pela universitária Mareli Pereira, tendo a participação ativa de todos, ao final todos receberam uma apostila com varias receitas a serem feitas nas U.Es dando continuidade a conscientização nas comunidades sobre a importância da soja na alimentação, sendo a ação avaliada positivamente pelos participantes que por meio de questionário avaliativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário